quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva Literária 2014



Apesar de esse ser a segunda Retrospectiva Literária que o ML participa, eu, a blogueira, já sou macaca velha nesse evento, pois venho participando religiosamente das Retrospectivas do blog Pensamento Tangencial no Étoile Noir (meu antigo blog).

A Retrospectiva Literária é muito legal, por diversas razões, primeiro por que você revê tudo que leu no último ano, segundo, por que é um oportunidade maravilhosa de conhecer outros blogs.

Então vamos a ela:


RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2014

  •  A aventura que me tirou o fôlego:


Bom, eu sempre fico com dez pés atrás quando dizem que o livro é uma série que tem vampiros, isso por que com a chegada da série Crepusculo, vários outros livros com essa temática foram publicados e em sua maioria eram muito ruins, mas Prazeres malditos de Laurell k. Hamilton conseguiu me conquistar. O primeiro livro da série foi de tirar o folego, com uma mocinha durona que bota pra quebrar e uns vilões que são dignos de receber esse nome.

  • O terror que me deixou sem dormir:


Não costumo ler livros de terror e em geral eles não me deixam sem dormir, mas vou ficar com uma aventura sobrenatural bem legal que é Café dos Loucos de Laurell k. Hamilton que como o livro do tópico anterior, faz parte da série Anita Blake. O livro me deixou sem dormir, não por ter me deixado com medo, mas por ser eletrizante demais para que eu pudesse largá-lo em quanto lia antes de dormir.

  • O romance que me fez suspirar:


Foram vários, pois li diversos romances esse ano, mas vou eleger o predileto: Paixão ao entardecer de Lisa Kleypas, alguém pode até questionar que o livro ainda não foi lançado no Brasil, e não foi mesmo, mas eu baixei na internet, li em um fôlego só e me apaixonei...

  • A saga que me conquistou:


A Trilogia Os Vikings da Catherine Coulter. Eu gosto de Romances, mas não sou muito chegada em Romances mulherzinha, mas depois que li todos os livros da Julia Quinn eu acabei ficando orfã e necessitei de ler algo para compensar a sensação de perda, acabei encontrando essa série.

  • O clássico que me marcou:


As bruxas de Eastwick de Jonh Updike é adorável. O livro conta a estória de três bruxas: Alexandra, Sukie e Jane, amigas inseparáveis que vivem em sua enfadonha cidadezinha. A paisagem pacata começa mudar para elas com a chegada do misterioso e intrigante forasteiro Daryl Van Horner. Amei!

  • O livro que me fez refletir:


O Sal da Vida de Françoise Héritier, é um livro lindinho que nos faz refletir a respeito da vida, do que realmente importa e nos mostrar que o importante é ser feliz.

  • O livro que me fez rir:


Julia Quinn é uma escritora de Romances Mulherzinha, e francamente, se não é a melhor, está entre as melhores! Seus livros, apesar de conter o típico romance, são engraçadíssimos, não são apenas os diálogos entre os personagens que são bons, é a sua forma de escrever que sempre esta recheada de ironia e deboche. Esse ano li alguns livros dela (todos baixados pela internet): Como se casar com um Marques, Aconteceu em Londres, A história de um grande amor, 10 Coisas que eu amo em você, Esplendido, Como Apanhar uma Herdeira, Sob o Brilho da Lua, Mais Brilhante que o Sol, Minx, Dançando a Meia Noite.

  • O livro que me decepcionou:


Fronteira do Desejo e o limite da Paixão, ambos de Blythe Gifford. É uma trilogia, e por incrível que pareça foi o terceiro livro que me agradou, os livros tinham tudo para ser maravilhosos, mas em algum ponto o enredo desandou e melou tudo...
  • O livro que me surpreendeu:


Prisioneira de um Rebelde, Blythe Gifford, é o terceiro livro de uma trilogia que eu já nem me lembro o nome, enquanto os dois primeiros foram fracos, o último teve protagonistas dignos de serem lembrados.

  • O(a) personagem do ano:


Hari Sheldon de A fundação, Isaac Asimov. Tah, eu não terminei de ler o livro A Fundação do Asimov, mas li toda a parte inicial em que Hari Sheldon apareceu e apesar de ele não ser lindo  e charmoso, como as garotas gostam, e sim um velhinho, ele me conquistou pela sua inteligência e sagacidade...

  • O casal perfeito:


Wulfric Bedwyn e Christine Derrick. Esse foi o ano dos Romances e eu li muitos. De todos os personagens, os que eu mais gostei foram esses dois, isso por que a história me lembra muito a de Orgulho e Preconceito.

  • O(a) autor(a) revelação:



Lisa Keyplas, isso por que e não dava nada por ela, por ela escrever esses Romances mulherzinhas (existem muitos livros bons desse tipo, mas a maioria é muito ruim) e eu achar que não ia prestar. Fui surpreendida por uma escrita inteligente e sagaz, além de engraçada e romantica.


  • Li em 2014 63 livros e A minha meta literária para 2015 é:

Depois de ficar cinco anos tentando ler 50 livros por ano, justamente o ano em que eu não me impus meta nenhuma, eu consegui cumprir e ultrapassar a meta. Para o ano que vem eu continuo na mesma, sem metas, principalmente que ano que vem promete ser um ano muito ocupado, com pouco tempo para leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário